Bem Vindo ao Blog da Escola Santa Edwiges

Atenção Pais ou Responsáveis



Este blog tem como intenção manter os pais e alunos informados sobre os acontecimentos e também servirá como ferramenta de aprendizado para os alunos.

Os professores postarão atividades semanalmente para seus alunos, para acessa-las basta selecionar o ano que o seu filho se encontra.

Visite o site diariamente para não perder as atividades

.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade 2º Ano



E.M. SANTA EDWIGES
2º Ano

Proposta de atividade

  ü  Ler o texto abaixo. Quem precisar de ajuda solicite para um adulto que esteja com você.

A convenção das Letras
(Autora: Lívia Fagundes Neves)

As letras do alfabeto viviam em constante harmonia e felicidade, até que um dia uma das letras resolveu se rebelar.
Durante as reuniões que frequentemente faziam para se combinarem e formarem palavras, a letra H protestou:
__ É um absurdo! Quase ninguém se lembra de mim! Quase ninguém me usa.
Dizendo isso, o H começou a chorar e as outras letrinhas não sabiam o que fazer.
Então, a letra R se aproximou e disse:
__ Querida amiga H, por que você está tão triste e nervosa, o que houve?
H explicou:
__ Amiga, o que acontece é que todas vocês são sempre lembradas, ninguém esquece que a palavra rato se escreve com R, com o seu auxílio. Já eu, quase não tenho som e sou completamente esquecida.
As letras não sabiam o que fazer e dizer para H, assim encerraram a reunião.
No dia seguinte, as vogais, com pena da amiga, convocaram uma convenção extraordinária para resolver o problema da H.
A letra A abriu a cerimônia dizendo:
__ H, o que mais prezamos nesse mundo de combinações de letras é a HARMONIA, não é mesmo?
A letra H consentiu com a cabeça positivamente.
__ Então - prosseguiu a vogal - qual é a primeira letra da palavra HARMONIA?
Todas as letras responderam:
__ H!
H se animou, mas retrucou:
__ Mas o som que as pessoas escutam ao dizerem essa palavra é o da letra A!
__ Isso não importa -respondeu a letra E- a palavra precisa de você para estar correta! Há muitas e muitas palavras que precisam de você, não desanime! Mesmo que alguém se esqueça acabará lembrando mais tarde, porque todas nós somos importantes, as palavras só existem com a nossa combinação.
A letra H sorriu e pediu para as amigas:
__ Vamos então fazer uma lista de palavras que começam com a minha letra?
E todas responderam felizes:
__ É para já!
As letras passaram assim a tarde toda escrevendo palavras.
Vamos ajudá-las também?

1 – Quais sentimentos e emoções são mencionados no texto?
R:_______________________________________________________________

2- Escolha 3 sentimentos ou emoções que escreveu acima e escreva 3 frases.
R:_______________________________________________________________

3- Qual a sua opinião sobre o comportamento das outras letras, amigas da letra H? Escreva no caderno.
R:_______________________________________________________________


ATIVIDADE ADAPTADA:

1 – VAMOS ESCREVER AS VOGAIS?

A
E
I
O
U






2 – ESCREVA SEU NOME COMPLETO E DEPOIS CIRCULE DE AZUL AS VOGAIS:
_________________________________________________________________

3 – O TEXTO FALA SOBRE SENTIMENTOS. CONVERSE COM A MAMÃE E PEÇA PARA ELA AJUDÁ-LA A REGISTRAR O QUE DEIXA VOCÊ FELIZ? E TRISTE?
_________________________________________________________________




  ü  Observe as sílabas apresentas nos vídeos e elabore no caderno duas listas de palavras:






Palavras com a letra G
Palavras com a letra H













ATIVIDADE ADAPTADA:

     
  ü  ASSISTA O VÍDEO ACIMA E DEPOIS FAÇA A ATIVIDADE DA LETRA H. SE NÃO TIVER TINTA, PODE PINTAR COM LÁPIS DE COR, CANETINHA OU GIZ:


  ü  Acesse o link abaixo e complete as iniciais das palavras e depois copie as no caderno.



  ü  Complete a tabela com número anterior e posterior.


Número anterior

Número posterior

7


10


18


23


29


Número anterior

Número posterior

32


36


41


47


50



Número anterior

Número posterior

51


55


64


70


78


Número anterior

Número posterior

83


86


91


95


99




ATIVIDADE ADAPTADA:



OBSERVAÇÃO: Separe um caderno para realizar os registros das atividades, contendo o cabeçalho com:
    - E.M "Santa Edwiges"
    - Lorena,     de             de 2020.
    - Nome completo (letra impressa e cursiva)
    - Dia da semana
    - Alfabeto (letra impressa e cursiva)
    - Atividades realizadas
    - Leitura e ficha técnica (prática diária)

Falando sobre o livro...
Título do livro:_______­________________________________­­­­­­­­­_____________
Autor (a):_______________________________________________________
Editora:_________________________________________________________
Faça um pequeno resumo da história:
 _______________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________


Um comentário: