E. M. “Santa Edwiges” – 3º Ano A, B E C
Proposta De Atividade – Semana: 15 à 19 de Março de 2021
Professoras: Marcia Ribeiro; Marta Aline Espíndola; Renata Barros Do Espírito Santo Ferreira
ATIVIDADES PERMANENTES (CABEÇALHO)
– EM “Santa Edwiges”
– Lorena, de de 2021
– Nome completo: (letra impressa e cursiva)
– Dia da semana:
– Alfabeto (letra impressa e cursiva)
Falando sobre o livro... Título do livro:____________________________________________ Autor (a):________________________________________________ Editora:_________________________________________________
Faça um pequeno resumo da história: _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ |
Língua Portuguesa
Formando palavras – Descubra novas palavras trocando ou tirando uma sílaba:
Para poder descobrir as adivinhas, primeiro vocês deverão organizar sua escrita.
CADÊ O ESPAÇO EM BRANCO?
Transcrevam as adivinhas, colocando os espaços entre as palavras corretamente e depois respondam.
OQUETEMNOMEIODOMAR?
_______________________________________________________________
Resposta:_______________________________________________________
TEMCOROAMASNÃOÉREI,TEMESPINHOMASNÃOÉPEIXE?
_______________________________________________________________
Resposta:_______________________________________________________
OQUECAIDEPÉECORREDEITADO?
_______________________________________________________________
Resposta:_______________________________________________________
OQUEFICAMOLHADONAHORAQUESECA?
_______________________________________________________________
Resposta:_______________________________________________________
OQUEANDACOMOSPÉSNACABEÇA? _______________________________________________________________
Resposta:_______________________________________________________
OQUEAAREIADAPRAIAFALOUPARAOMAR?
_______________________________________________________________
Resposta:_______________________________________________________
Matemática
Cartas para nosso jogo (Você também pode criá-las).
Como jogar:
· Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.
· Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.
· Os jogadores devem mostra o número que formaram. Aquele que apresentar o número maior vence a partida.
· Quem venceu a partida embaralha as cartas e as distribui e assim sucessivamente.
Deixe registrados os maiores números de cada partida.
Batalha das centenas |
|
Maiores números de cada rodada |
|
Partidas |
Números |
1ª |
|
2ª |
|
3ª |
|
Agora seja rápido e responda:
História
· Vocês sabem por que existe o dia e a noite?
· Como as pessoas antigamente sabiam que o tempo passou?
· Como nós sabemos que o tempo passou?
· Como as pessoas antigamente faziam para marcar o tempo?
· Como nós fazemos para marcar o tempo?
Desde antigamente foram pensadas e feitas várias formas para marcar o tempo: Marcavam o tempo através do aparecimento do sol e da lua no céu e da observação dos fenômenos da natureza. Foi criado o relógio do sol que marcava o tempo usando a sombra que o sol produzia em um determinado objeto. Mas ele não era totalmente perfeito, pois quando a noite chegava não tinha como usar este relógio. Quem imagina por quê? As clepsidras (relógios que utilizavam água) e as ampulhetas, os conhecidos relógios de areia, são muito antigos, mas ainda não eram os melhores marcadores de tempo. Foi inventado um relógio que usava o fogo - o relógio de azeite. Ele tinha duas funções: marcar as horas e iluminar o ambiente onde estava. Foram criados os relógios de quartzo, de pêndulo, de bolso, de pulso, analógico (que este é mais conhecido por relógio “de ponteiros”. Por que vocês acham que ele é assim conhecido?) e digital. Todos foram inventados com a intenção de ser preciso com a marcação do tempo.
Alguns exemplos de alguns marcadores de tempo que podemos encontrar em nossa casa:
Escolha um marcador de tempo que você tenha em sua casa e preencha a tabela abaixo, colocando algumas informações:
Nome do marcador de tempo: |
|
Para que serve? |
|
Como funciona? |
|
Quem usava (ou quem usa?)? |
|
Ainda é usado? |
|
Onde podemos encontrá-lo? |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário