Bem Vindo ao Blog da Escola Santa Edwiges

Atenção Pais ou Responsáveis



Este blog tem como intenção manter os pais e alunos informados sobre os acontecimentos e também servirá como ferramenta de aprendizado para os alunos.

Os professores postarão atividades semanalmente para seus alunos, para acessa-las basta selecionar o ano que o seu filho se encontra.

Visite o site diariamente para não perder as atividades

.

terça-feira, 16 de março de 2021

Atividades 3º Ano

 


E. M. “Santa Edwiges” – 3º Ano A, B E C

Proposta De Atividade – Semana: 15 à 19 de Março de 2021

Professoras: Marcia Ribeiro; Marta Aline Espíndola; Renata Barros Do Espírito Santo Ferreira

 ATIVIDADES PERMANENTES (CABEÇALHO)

 

– EM “Santa Edwiges”

– Lorena,    de          de 2021

– Nome completo: (letra impressa e cursiva)

– Dia da semana:

– Alfabeto (letra impressa e cursiva)

 

Falando sobre o livro...

Título do livro:_______­_________________________­­­­­­­­­____________

Autor (a):________________________________________________

Editora:_________________________________________________

 

Faça um pequeno resumo da história:

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

  Língua Portuguesa

Formando palavras – Descubra novas palavras trocando ou tirando uma sílaba:



 

Para poder descobrir as adivinhas, primeiro vocês deverão organizar sua escrita.

 

CADÊ O ESPAÇO EM BRANCO?

Transcrevam as adivinhas, colocando os espaços entre as palavras corretamente e depois respondam.

 

OQUETEMNOMEIODOMAR?

_______________________________________________________________

Resposta:_______________________________________________________

TEMCOROAMASNÃOÉREI,TEMESPINHOMASNÃOÉPEIXE?

_______________________________________________________________

Resposta:_______________________________________________________

OQUECAIDEPÉECORREDEITADO?

_______________________________________________________________

Resposta:_______________________________________________________

OQUEFICAMOLHADONAHORAQUESECA?

_______________________________________________________________

Resposta:_______________________________________________________

OQUEANDACOMOSPÉSNACABEÇA? _______________________________________________________________

Resposta:_______________________________________________________

OQUEAAREIADAPRAIAFALOUPARAOMAR?

_______________________________________________________________

Resposta:_______________________________________________________

 

Matemática



Cartas para nosso jogo (Você também pode criá-las).

 

    Como jogar:

·         Um dos jogadores distribui 3 cartas para cada membro do grupo sem que os outros vejam.

·         Cada um deve formar o maior número possível com as 3 cartas que recebeu.

·         Os jogadores devem mostra o número que formaram. Aquele que apresentar o número maior vence a partida.

·         Quem venceu a partida embaralha as cartas e as distribui e assim sucessivamente.

 

Deixe registrados os maiores números de cada partida.

Batalha das centenas

Maiores números de cada rodada

Partidas

Números

 

2ª

 

 

 

Agora seja rápido e responda:


História

·         Vocês sabem por que existe o dia e a noite?

·         Como as pessoas antigamente sabiam que o tempo passou?

·         Como nós sabemos que o tempo passou?

·         Como as pessoas antigamente faziam para marcar o tempo?

·         Como nós fazemos para marcar o tempo?

 




Desde antigamente foram pensadas e feitas várias formas para marcar o tempo: Marcavam o tempo através do aparecimento do sol e da lua no céu e da observação dos fenômenos da natureza. Foi criado o relógio do sol que marcava o tempo usando a sombra que o sol produzia em um determinado objeto. Mas ele não era totalmente perfeito, pois quando a noite chegava não tinha como usar este relógio. Quem imagina por quê? As clepsidras (relógios que utilizavam água) e as ampulhetas, os conhecidos relógios de areia, são muito antigos, mas ainda não eram os melhores marcadores de tempo. Foi inventado um relógio que usava o fogo - o relógio de azeite. Ele tinha duas funções: marcar as horas e iluminar o ambiente onde estava. Foram criados os relógios de quartzo, de pêndulo, de bolso, de pulso, analógico (que este é mais conhecido por relógio “de ponteiros”. Por que vocês acham que ele é assim conhecido?) e digital. Todos foram inventados com a intenção de ser preciso com a marcação do tempo.

 

Alguns exemplos de alguns marcadores de tempo que podemos encontrar em nossa casa:

 

Escolha um marcador de tempo que você tenha em sua casa e preencha a tabela abaixo, colocando algumas informações:

 

Nome do marcador de tempo:

Para que serve?

 

Como funciona?

 

Quem usava (ou quem usa?)?

 

Ainda é usado?

 

Onde podemos encontrá-lo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário