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Atenção Pais ou Responsáveis



Este blog tem como intenção manter os pais e alunos informados sobre os acontecimentos e também servirá como ferramenta de aprendizado para os alunos.

Os professores postarão atividades semanalmente para seus alunos, para acessa-las basta selecionar o ano que o seu filho se encontra.

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terça-feira, 23 de março de 2021

Atividade 3º Ano

 


E. M. “Santa Edwiges” – 3º Ano A, B E C

Proposta De Atividade – Semana: 22 à 27 de Março de 2021

Professoras: Marcia Ribeiro; Marta Aline Espíndola; Renata Barros Do Espírito Santo Ferreira

 

ATIVIDADES PERMANENTES (CABEÇALHO)

 

– EM “Santa Edwiges”

– Lorena,    de          de 2021

– Nome completo: (letra impressa e cursiva)

– Dia da semana:

– Alfabeto (letra impressa e cursiva)

 

 

SENSIBILIZAÇÃO - UM NOVO OLHAR PARA AS PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA

Frequentemente nos deparamos com pessoas com algum tipo de deficiência e na maioria das vezes estes seres humanos encontram muitas dificuldades para serem inseridos na sociedade, ou até mesmo, as pessoas ditas “normais” não se colocam no lugar destas para auxilia-los no que seja necessário.

Vamos colocar algumas vivências em prática, onde poderemos simular e vivenciar algumas experiências. Permitindo-nos percebermos as dificuldades das pessoas com deficiência e como elas eventualmente podem se sentir.

 

 

 

Observe abaixo algumas experiências e escolha uma para representar. Deixe registrado esse momento por meio de fotos ou vídeo.

Mobilidade Reduzida dos Membros Superiores: Uma pessoa com deficiência de mobilidade reduzida tem um impedimento de curto ou longo prazo, na mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção (BRASIL, 2004). Geralmente, pessoas
com dificuldades motoras mantém a interação com as diversas barreiras existentes no dia a dia.

 Roteiro: Você deverá utilizar os pés ou a boca com o intuito de realizar a atividade, a partir de adaptações.

Pegar um pincel e fazer a pintura com a boca ou pés; ou tentar escrever seu nome. Após a dinâmica, o aluno deverá nomear a obra e relatar as dificuldades que enfrentou para a realização da atividade.

 Deficiência visual: A deficiência visual, cegueira, “se refere o espectro que vai da cegueira até a visão subnormal” (GIL, 2000, p.6). De acordo com o mesmo autor, a cegueira representa a ausência parcial ou total de respostas visuais, podendo ser congênita (desde o nascimento) ou adquirida.

Roteiro: Vendar os olhos; utilizar a bengala para identificar o caminho a ser percorrido; ter a ajuda de um guia.

 Circuito sugerido: O aluno deverá vendar os olhos, ter o auxílio de uma bengala e/ou guia. Entrar na casa e chegar à cozinha, pegar um copo e beber água.

Deficiência auditiva: Consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo.


 

Roteiro: “Assistindo tv”: Ligue o televisor para assistir um filme ou um desenho tire o som completamente (escolha algo que você ainda não conheça).

Quando o filme terminar, responda algumas perguntas:

·         Como você se sentiu?

·         Qual era o tema do filme? Como você sabe disse?

·         O que você não conseguiu entender?

 

Vamos registrar para organizar os pensamentos

Qual experiência você escolheu?_____________________________________

Como você se sentiu?

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Agora nos conte sua experiência lendo o que você escreveu. Grave um vídeo e nos mande.

 


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