E. M. “Santa Edwiges” – 3º Ano A, B E C
Proposta De Atividade – Semana: 22 à 27 de Março de 2021
Professoras: Marcia Ribeiro; Marta Aline Espíndola; Renata Barros Do Espírito Santo Ferreira
ATIVIDADES PERMANENTES (CABEÇALHO)
– EM “Santa Edwiges”
– Lorena, de de 2021
– Nome completo: (letra impressa e cursiva)
– Dia da semana:
– Alfabeto (letra impressa e cursiva)
SENSIBILIZAÇÃO - UM NOVO OLHAR PARA AS PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA
Frequentemente nos deparamos com pessoas com algum tipo de deficiência e na maioria das vezes estes seres humanos encontram muitas dificuldades para serem inseridos na sociedade, ou até mesmo, as pessoas ditas “normais” não se colocam no lugar destas para auxilia-los no que seja necessário.
Vamos colocar algumas vivências em prática, onde poderemos simular e vivenciar algumas experiências. Permitindo-nos percebermos as dificuldades das pessoas com deficiência e como elas eventualmente podem se sentir.
Observe abaixo algumas experiências e escolha uma para representar. Deixe registrado esse momento por meio de fotos ou vídeo.
Mobilidade Reduzida dos Membros Superiores: Uma
pessoa com deficiência de mobilidade reduzida tem um impedimento de curto ou
longo prazo, na mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção
(BRASIL, 2004). Geralmente, pessoas
com dificuldades motoras mantém a interação com as diversas barreiras
existentes no dia a dia.
Roteiro: Você deverá utilizar os pés ou a boca com o intuito de realizar a atividade, a partir de adaptações.
Pegar um pincel e fazer a pintura com a boca ou pés; ou tentar escrever seu nome. Após a dinâmica, o aluno deverá nomear a obra e relatar as dificuldades que enfrentou para a realização da atividade.
Deficiência visual: A deficiência visual, cegueira, “se refere o espectro que vai da cegueira até a visão subnormal” (GIL, 2000, p.6). De acordo com o mesmo autor, a cegueira representa a ausência parcial ou total de respostas visuais, podendo ser congênita (desde o nascimento) ou adquirida.
Roteiro: Vendar os olhos; utilizar a bengala para identificar o caminho a ser percorrido; ter a ajuda de um guia.
Circuito sugerido: O aluno deverá vendar os olhos, ter o auxílio de uma bengala e/ou guia. Entrar na casa e chegar à cozinha, pegar um copo e beber água.
Deficiência auditiva: Consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo.
Roteiro: “Assistindo tv”: Ligue o televisor para assistir um filme ou um desenho tire o som completamente (escolha algo que você ainda não conheça).
Quando o filme terminar, responda algumas perguntas:
· Como você se sentiu?
· Qual era o tema do filme? Como você sabe disse?
· O que você não conseguiu entender?
Vamos registrar para organizar os pensamentos
Qual experiência você escolheu?_____________________________________
Como você se sentiu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora nos conte sua experiência lendo o que você escreveu. Grave um vídeo e nos mande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário