E. M. “SANTA EDWIGES” – 2º Ano A, B e C
PROPOSTA DE ATIVIDADE – SEMANA: 12 à 16 de 2020
Professoras: Marlene Costa; Marta Aline Espíndola; Renata Barros do Espírito Santo Ferreira
ATIVIDADES PERMANENTES (CABEÇALHO)
– EM “Santa Edwiges”
– Lorena, de de 2020
– Nome completo: (letra impressa e cursiva)
– Dia da semana:
– Alfabeto (letra impressa e cursiva)
ROTEIRO
LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS
CONFECCIONANDO UM BONECO ECOLÓGICO
(Boneco que você rega e nasce o cabelo de alpiste)
1 - Leia o texto instrucional e faça dois bonecos com a ajuda de familiares ou responsáveis.
MATERIAL A SER UTILIZADO
· Meia calça ou meia fina ¾ usada;
· Serragem, terra ou areia;
· Alpiste ou grama;
· Cola plástica colorida, botões, lã e cola;
· Garrafa pet para a base.
EXEMPLO DE COMO FAZER:
· Corte uma perna da meia calça;
· Coloque um pouco de serragem ou de areia;
· Coloque o alpiste;
· Complete com serragem;
· Dê um nó e corte o restante da meia;
· Faça a modelagem em forma de uma bola;
· Monte o boneco (faça: olhos, boca, orelhas e detalhes; use sua criatividade);
· Molhe o boneco e em alguns dias o alpiste começará a nascer dando origem aos cabelos;
· Corte o fundo de uma garrafa pet para fazer a base do boneco;
Todos os dias você deverá molhar o 1 dos bonecos e o outro não, porém, deverá ficar atento para retirar a água que escorrer na base e lavá-la, assim, evitará a dengue.
Você pode utilizar outros materiais recicláveis para substituir, pois o importante é o processo de criação e desenvolvimento.
Observe as imagens abaixo, elas te ajudarão a confeccionar o boneco.
2 – Observarem os bonecos durante uma semana ou mais, dependendo do desenvolvimento do alpiste. Registre através de fotos ou desenhos as fases de crescimento do cabelo do boneco e depois escolha qual deles você mais gostou e crie um personagem elaborando um texto no caderno sobre o desenrolar da atividade, deem um nome para ele, eleja, algumas características, enfim, que deixem fluir a imaginação. Se possível, grave um vídeo contando sua experiência e apresentando a História do seu boneco preferido.
GEOGRAFIA
Pesquise, quais profissionais trabalham cuidando dos seres vivos. Escreva as funções de três profissionais: um que cuida e das plantas, um de cuida dos animais e um que cuida das pessoas. Também, podem pesquisar figuras e conversar com familiares e responsáveis sobre a importância desses profissionais para que tenhamos uma vida e meio ambiente saudáveis. Registre o que aprendeu com suas pesquisas.
Páginas: 116 e 117
· Página 116
Leia o texto: Herdeiros do Futuro e responda as questões 1 e 2
· Página 117
Leia o enunciado e o texto Proteger a água e responda as questões 1 e 2
HISTÓRIA
Páginas: 40, 41, 42 e 43.
· Páginas: 40 e 41
Observe as imagens e responda as questões da página 41
· Páginas: 42
Leia a canção “O Relógio” assista o vídeo e cante junto, depois responda as questões 1 e 2.
https://www.youtube.com/watch?v=rjP6xFaJLdg
https://www.youtube.com/watch?v=ItdiYRwH3Oo
· Páginas: 43
Leia o texto “Quantas horas tem o dia?” Depois responda as questões 1 e 2
Pesquise entre seus familiares quais maneiras ou instrumentos utilizavam antigamente para medir o tempo, também procure em revistas, jornais e internet e depois escolha um deles para descrever suas características no seu caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário