Bem Vindo ao Blog da Escola Santa Edwiges

Atenção Pais ou Responsáveis



Este blog tem como intenção manter os pais e alunos informados sobre os acontecimentos e também servirá como ferramenta de aprendizado para os alunos.

Os professores postarão atividades semanalmente para seus alunos, para acessa-las basta selecionar o ano que o seu filho se encontra.

Visite o site diariamente para não perder as atividades

.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade - 2º Ano

E.M. SANTA EDWIGES 2º Ano

PROPOSTA DE ATIVIDADE

             SUGESTÃO DE ROTINA: SEPARE AO MENOS 1 HORA DIARIAMENTE PARA REALIZAR AS TAREFAS. NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS PARA QUE SEJAM CONTABILIZADAS. BONS ESTUDOS!
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
CIÊNCIAS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS

GEOGRAFIA
CIÊNCIAS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS


SEGUNDA-FEIRA: HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA

OS LUGARES ONDE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS VIVEM SÃO MUITOS E VARIADOS. MUITAS CRIANÇAS VIVEM NA CIDADE, OUTRAS NO CAMPO OU NA FLORESTA; UMAS VIVEM À BEIRA-MAR, OUTRAS NO INTERIOR DO PAÍS.
NO TEXTO ABAIXO, DANIEL MUNDURUKU CONTA COMO É A INFÂNCIA DO POVO MUNDURUKU. ESSE POVO INDÍGENA VIVE, EM SUA MORADIA,  ÀS MARGENS DO RIO TAPAJÓS, NO ESTADO DO PARÁ, MAS TAMBÉM ESTÃO SITUADOS NOS ESTADOS DO AMAZONAS E MATO GROSSO.
 


LEIA O TEXTO E RESPONDA:
1)    ONDE VIVE KABÁ DAREBU?  E VOCÊ ONDE VIVE COM SUA FAMÍLIA?

2)    A CASA DE KABÁ DAREBU É FEITA DE BARRO E COBERTA COM FOLHAS DE PALMEIRAS. E A SUA CASA, COMO É?


AS CRIANÇAS QUE VIVEM NAS CIDADES GERALMENTE TÊM POUCO CONTATO COM A NATUREZA. PODE SER QUE NUNCA TENHAM SUBIDO EM UMA ÁRVORE PARA COLHER UMA FRUTA OU QUE NUNCA TENHAM TOMADO BANHO DE RIO.

1)    OBSERVE AS FOTOS E, DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.



A)   QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A VIDA DAS CRIANÇAS QUE VIVEM NA CIDADE E A VIDA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS QUE MORAM EM ALDEIAS?

B)   VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS ATIVIDADES RETRATADAS NAS IMAGENS?

C)   ESCREVA O NOME DE TRÊS BRINCADEIRAS DE QUE VOCÊ GOSTA.


ATIVIDADE ADAPTADA
PINTE A CASA QUE MAIS SE PARECE COM A SUA :



O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NA SUA CASA? DESENHE E PEÇA PARA ALGUÉM AJUDAR A ESCREVER:


TERÇA-FEIRA: MATEMÁTICA E GEOGRAFIA

MUITAS MORADIAS SÃO CONSTRUÍDAS COM MATERIAIS TIRADOS DIRETAMENTE DA NATUREZA E MOSTRAM DIFERENTES MODOS DE VIVER. AS MORADIAS VARIAM DE UM LUGAR PARA O OUTRO.

·         QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS DAS ILUSTRAÇÕES ABAIXO?


·         HÁ MORADIAS QUE SÃO CONSTRUÍDAS COM MATERIAL TRANSFORMADO PELA INDÚSTRIA. NAS IMAGENS ABAIXO, ANOTE O NOME DO PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO.



·         DESENHE AGORA A SUA CASA E DEPOIS COMPLETE O DESENHO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

A)     DO LADO DIREITO (à ) E ACIMA: ÁRVORE.
B)     DO LADO ESQUERDO (ß) E ABAIXO: COQUEIRO.
C)     NA PARTE DE CIMA E DO LADO ESQUERDO: SOL.
D)     NA PARTE DE BAIXO E DO LADO DIREITO: GRAMA.

  
ATIVIDADE ADAPTADA

OS TRÊS PORQUINHOS

ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS IRMÃOS QUE VIVIAM COM A MÃE. DOIS PORQUINHOS NÃO AJUDAVAM EM NADA NA CASA, ENQUANTO O TERCEIRO PORQUINHO SENTIA PENA DA QUANTIDADE DE TRABALHO QUE A MÃE TINHA. UM BELO DIA, A MÃE, CIENTE DA MATURIDADE DOS FILHOS, ORIENTOU QUE OS PORQUINHOS SAÍSSEM DE CASA PARA CONSTRUÍREM SUAS PRÓPRIAS VIDAS. ELA FEZ UM FARNEL PARA CADA UM DELES E FORNECEU ALGUMAS ECONOMIAS PARA QUE COMPRASSEM MATERIAL PARA CONSTRUÍREM AS CASAS. O PRIMEIRO PORQUINHO, PREGUIÇOSO, QUIS CONSTRUIR UMA CASA QUE NÃO DESSE TRABALHO. APESAR DA ADVERTÊNCIA DOS IRMÃOS, CONSTRUIU UMA CASA DE PALHA. O SEGUNDO PORQUINHO, MENOS PREGUIÇOSO QUE O PRIMEIRO, RESOLVEU CONSTRUIR UMA CASA DE MADEIRA. APESAR DE MAIS SEGURA DO QUE A CASA DE PALHA, A DE MADEIRA NÃO ERA BOA PARA O FRIO E NÃO ERA RESISTENTE O SUFICIENTE PARA IMPEDIR A ENTRADA DE UM LOBO. O TERCEIRO PORQUINHO, POR SUA VEZ, PRECAVIDO E PACIENTE, RESOLVEU CONSTRUIR SUA CASA COM TIJOLOS. ENQUANTO OS DOIS IRMÃOS MAIS NOVOS TERMINARAM AS CONSTRUÇÕES DE PALHA E MADEIRA EM UMA MANHÃ, O TERCEIRO PORQUINHO SEGUIU ENGAJADO NA SUA DEMORADA CONSTRUÇÃO. EM TRÊS DIAS O TRABALHO ESTAVA FEITO: ERGUEU UMA RESISTENTE CASA COM TIJOLOS E CIMENTO. ALGUM TEMPO DEPOIS, UM LOBO SURGIU NA FLORESTA. PERCEBENDO A PRESENÇA DOS PORQUINHOS FOI LOGO BATER NA PRIMEIRA CASA, A FEITA COM PALHA. O PRIMEIRO PORQUINHO, EM PÂNICO, FUGIU PARA A CASA AO LADO, A DO IRMÃO QUE HAVIA TRABALHADO COM A MADEIRA. O LOBO DIRIGIU-SE ENTÃO PARA A SEGUNDA CASA E, COMO OS PORQUINHOS NÃO ABRIRAM A PORTA, AMEAÇOU ASSOPRAR PARA DESTRUIR A CONSTRUÇÃO. A CASA DE MADEIRA, DE FATO, CAIU COM A RAJADA DE VENTO. APROVEITANDO A FALTA DE FÔLEGO, OS PORQUINHOS CORRERAM PARA A CASA DO IRMÃO MAIS VELHO. O IRMÃO MAIS VELHO OS ABRIGOU E GARANTIU QUE TUDO CORRERIA BEM. QUANDO O LOBO SOPROU NOVAMENTE, A CASA, FEITA DE TIJOLOS, SEQUER MEXEU UM MILÍMETRO. NO DIA SEGUINTE, O LOBO VOLTOU A ATACAR A CASA QUE RESTAVA, DESSA VEZ TENTOU ENTRAR PELA LAREIRA. COMO O PORQUINHO MAIS VELHO ERA MUITO PRECAVIDO, DEIXOU UM CALDEIRÃO DE SOPA FERVENDO POSICIONADO BEM EMBAIXO DA LAREIRA. O LOBO, AO CAIR NA CALDEIRA, FUGIU DESESPERADO E OS TRÊS PORQUINHOS CONTINUARAM SÃOS E SALVOS.

QUARTA-FEIRA:    CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA
RESPONDA NO CADERNO:
1-    O QUE É O OBJETO E QUAIS MATERIAIS FORAM UTILIZADOS?

2-    OBSERVE O PRIMEIRO QUADRO E DEPOIS ESCREVA O NOME DOS OBEJTOS QUE SÃO FEITOS DO MATERIAL MADEIRA:

3-    ESCREVA UM OBJETO FEITO COM CADA MATERIAL:
MATERIAL
OBJETO
VIDRO

MADEIRA

FERRO

PLÁSTICO

ALUMÍNIO


ATIVIDADE ADAPTADA
ADIVINHE QUAL LETRA ESTÁ FALTANDO NOS OBJETOS DE MADEIRA ABAIXO:






QUINTA-FEIRA:    MATEMÁTICA

1-    DESENHE EM SEU CADERNO OS CONJUNTOS ABAIXO, COPIE E REALIZE AS SUBTRAÇÕES:



2-    COM A AJUDA DE MATERIAIS, COMO POR EXEMPLO, LÁPIS DE COR OU GRÃOS DE FEIJÕES, REALIZE AS SUBTRAÇÕES E REGISTRE OS RESULTADOS:




ATIVIDADE ADAPTADA

PARA FICAREM FORTES E SADIOS OS PORQUINHOS SE ALIMENTAM MUITO BEM, COMENDO FRUTAS.
VAMOS CONTAR E COLORIR AS FRUTAS QUE OS TRÊS PORQUINHOS GOSTAM DE COMER:


SEXTA – FEIRA: LÍNGUA PORTUGUESA
1-    ESCREVA AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO EM SEU CADERNO COMPLETANDO COM “X” OU “CH”


2-    ESCREVA, UTILIZANDO LETRA CURSIVA, AS FRASES ABAIXO:

A)   MICHELE COLOCOU MUITOS CHOCOLATES NA MOCHILA.
Michele colocou muitos chocolates na mochila.

B)   A PANELA ESTAVA CHEIA DE CHUCHU E ROCHELE FICOU CHATEADA.
A panela estava cheia de chuchu e Rochele ficou chateada.

C)   CHAMEI MINHA PRIMA PARA JOGAR XADREZ E TOMAR UMA XÍCARA DE CHÁ.
Chamei minha prima para jogar xadrez e tomar uma xícara de chá.


3-    AGORA ESCREVA AS PALAVRAS DAS ATIVIDADES 1 E 2 QUE SE ESCREVEM COM:

CH
X








ATIVIDADE ADAPTADA
ASSISTA AOS VÍDEOS:






COPIE A PALAVRA E DECORE A XÍCARA USANDO AS CORES AZUL, AMARELO E VERMELHO. PODE SER COM LÁPIS DE COR, TINTA OU PEDAÇOS DE PAPÉIS COLADOS!


___________________________________________________

A PRIMEIRA LETRA É ____
A ÚLTIMA LETRA É ____

Nenhum comentário:

Postar um comentário