E.M.
SANTA EDWIGES 2º Ano
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
SUGESTÃO DE ROTINA: SEPARE AO
MENOS 1 HORA DIARIAMENTE PARA REALIZAR AS TAREFAS. NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR
AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS PARA QUE SEJAM CONTABILIZADAS. BONS
ESTUDOS!
|
||||
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
HISTÓRIA
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
HISTÓRIA
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
CIÊNCIAS
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
CIÊNCIAS
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
SEGUNDA-FEIRA: HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
OS LUGARES ONDE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS VIVEM SÃO MUITOS E VARIADOS.
MUITAS CRIANÇAS VIVEM NA CIDADE, OUTRAS NO
CAMPO OU NA FLORESTA; UMAS VIVEM À BEIRA-MAR, OUTRAS NO INTERIOR DO PAÍS.
NO TEXTO ABAIXO, DANIEL MUNDURUKU CONTA COMO É A INFÂNCIA DO POVO
MUNDURUKU. ESSE POVO INDÍGENA VIVE, EM
SUA MORADIA, ÀS MARGENS DO RIO TAPAJÓS,
NO ESTADO DO PARÁ, MAS TAMBÉM ESTÃO SITUADOS NOS ESTADOS DO AMAZONAS E MATO
GROSSO.
LEIA
O TEXTO E RESPONDA:
1) ONDE VIVE KABÁ DAREBU?
E VOCÊ ONDE VIVE COM SUA FAMÍLIA?
2) A CASA DE KABÁ DAREBU É FEITA DE BARRO E COBERTA COM FOLHAS
DE PALMEIRAS. E A SUA CASA, COMO É?
AS
CRIANÇAS QUE VIVEM NAS CIDADES GERALMENTE TÊM POUCO CONTATO COM A NATUREZA.
PODE SER QUE NUNCA TENHAM SUBIDO EM UMA ÁRVORE PARA COLHER UMA FRUTA OU QUE
NUNCA TENHAM TOMADO BANHO DE RIO.
1)
OBSERVE AS FOTOS E, DEPOIS
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A)
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A VIDA DAS CRIANÇAS
QUE VIVEM NA CIDADE E A VIDA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS QUE MORAM EM ALDEIAS?
B)
VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS ATIVIDADES RETRATADAS
NAS IMAGENS?
C)
ESCREVA O NOME DE TRÊS BRINCADEIRAS DE QUE
VOCÊ GOSTA.
ATIVIDADE ADAPTADA
PINTE A CASA
QUE MAIS SE PARECE COM A SUA :
O
QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NA SUA CASA? DESENHE E PEÇA PARA ALGUÉM AJUDAR A
ESCREVER:
TERÇA-FEIRA: MATEMÁTICA
E GEOGRAFIA
MUITAS MORADIAS SÃO
CONSTRUÍDAS COM MATERIAIS TIRADOS DIRETAMENTE DA NATUREZA E MOSTRAM DIFERENTES
MODOS DE VIVER. AS MORADIAS VARIAM DE UM LUGAR PARA O OUTRO.
·
QUAIS
FORAM OS PRINCIPAIS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS DAS
ILUSTRAÇÕES ABAIXO?
·
HÁ MORADIAS QUE SÃO CONSTRUÍDAS COM MATERIAL
TRANSFORMADO PELA INDÚSTRIA. NAS IMAGENS ABAIXO, ANOTE O NOME DO PRINCIPAL
MATERIAL UTILIZADO.
·
DESENHE AGORA A SUA CASA E DEPOIS COMPLETE O
DESENHO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
A) DO
LADO DIREITO (à ) E
ACIMA: ÁRVORE.
B) DO
LADO ESQUERDO (ß) E
ABAIXO: COQUEIRO.
C) NA
PARTE DE CIMA E DO LADO ESQUERDO: SOL.
D) NA
PARTE DE BAIXO E DO LADO DIREITO: GRAMA.
ATIVIDADE ADAPTADA
OS TRÊS PORQUINHOS
ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS IRMÃOS QUE VIVIAM COM A MÃE.
DOIS PORQUINHOS NÃO AJUDAVAM EM NADA NA CASA, ENQUANTO O TERCEIRO PORQUINHO
SENTIA PENA DA QUANTIDADE DE TRABALHO QUE A MÃE TINHA. UM BELO DIA, A MÃE,
CIENTE DA MATURIDADE DOS FILHOS, ORIENTOU QUE OS PORQUINHOS SAÍSSEM DE CASA
PARA CONSTRUÍREM SUAS PRÓPRIAS VIDAS. ELA FEZ UM FARNEL PARA CADA UM DELES E
FORNECEU ALGUMAS ECONOMIAS PARA QUE COMPRASSEM MATERIAL PARA CONSTRUÍREM AS
CASAS. O PRIMEIRO PORQUINHO, PREGUIÇOSO, QUIS CONSTRUIR UMA CASA QUE NÃO DESSE
TRABALHO. APESAR DA ADVERTÊNCIA DOS IRMÃOS, CONSTRUIU UMA CASA DE PALHA. O
SEGUNDO PORQUINHO, MENOS PREGUIÇOSO QUE O PRIMEIRO, RESOLVEU CONSTRUIR UMA CASA
DE MADEIRA. APESAR DE MAIS SEGURA DO QUE A CASA DE PALHA, A DE MADEIRA NÃO ERA
BOA PARA O FRIO E NÃO ERA RESISTENTE O SUFICIENTE PARA IMPEDIR A ENTRADA DE UM
LOBO. O TERCEIRO PORQUINHO, POR SUA VEZ, PRECAVIDO E PACIENTE, RESOLVEU
CONSTRUIR SUA CASA COM TIJOLOS. ENQUANTO OS DOIS IRMÃOS MAIS NOVOS TERMINARAM
AS CONSTRUÇÕES DE PALHA E MADEIRA EM UMA MANHÃ, O TERCEIRO PORQUINHO SEGUIU
ENGAJADO NA SUA DEMORADA CONSTRUÇÃO. EM TRÊS DIAS O TRABALHO ESTAVA FEITO:
ERGUEU UMA RESISTENTE CASA COM TIJOLOS E CIMENTO. ALGUM TEMPO DEPOIS, UM LOBO
SURGIU NA FLORESTA. PERCEBENDO A PRESENÇA DOS PORQUINHOS FOI LOGO BATER NA PRIMEIRA
CASA, A FEITA COM PALHA. O PRIMEIRO PORQUINHO, EM PÂNICO, FUGIU PARA A CASA AO
LADO, A DO IRMÃO QUE HAVIA TRABALHADO COM A MADEIRA. O LOBO DIRIGIU-SE ENTÃO
PARA A SEGUNDA CASA E, COMO OS PORQUINHOS NÃO ABRIRAM A PORTA, AMEAÇOU ASSOPRAR
PARA DESTRUIR A CONSTRUÇÃO. A CASA DE MADEIRA, DE FATO, CAIU COM A RAJADA DE
VENTO. APROVEITANDO A FALTA DE FÔLEGO, OS PORQUINHOS CORRERAM PARA A CASA DO
IRMÃO MAIS VELHO. O IRMÃO MAIS VELHO OS ABRIGOU E GARANTIU QUE TUDO CORRERIA
BEM. QUANDO O LOBO SOPROU NOVAMENTE, A CASA, FEITA DE TIJOLOS, SEQUER MEXEU UM
MILÍMETRO. NO DIA SEGUINTE, O LOBO VOLTOU A ATACAR A CASA QUE RESTAVA, DESSA
VEZ TENTOU ENTRAR PELA LAREIRA. COMO O PORQUINHO MAIS VELHO ERA MUITO
PRECAVIDO, DEIXOU UM CALDEIRÃO DE SOPA FERVENDO POSICIONADO BEM EMBAIXO DA
LAREIRA. O LOBO, AO CAIR NA CALDEIRA, FUGIU DESESPERADO E OS TRÊS PORQUINHOS
CONTINUARAM SÃOS E SALVOS.
QUARTA-FEIRA: CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA
RESPONDA
NO CADERNO:
1-
O QUE É O OBJETO E QUAIS MATERIAIS FORAM
UTILIZADOS?
2-
OBSERVE O PRIMEIRO QUADRO E DEPOIS ESCREVA O
NOME DOS OBEJTOS QUE SÃO FEITOS DO MATERIAL MADEIRA:
3-
ESCREVA UM OBJETO FEITO COM CADA MATERIAL:
MATERIAL
|
OBJETO
|
VIDRO
|
|
MADEIRA
|
|
FERRO
|
|
PLÁSTICO
|
|
ALUMÍNIO
|
ATIVIDADE ADAPTADA
ADIVINHE QUAL LETRA ESTÁ FALTANDO NOS OBJETOS DE MADEIRA ABAIXO:
QUINTA-FEIRA: MATEMÁTICA
1- DESENHE EM SEU CADERNO OS CONJUNTOS ABAIXO,
COPIE E REALIZE AS SUBTRAÇÕES:
2- COM A AJUDA DE MATERIAIS, COMO POR EXEMPLO, LÁPIS DE
COR OU GRÃOS DE FEIJÕES, REALIZE AS SUBTRAÇÕES E REGISTRE OS RESULTADOS:
ATIVIDADE ADAPTADA
PARA FICAREM FORTES E SADIOS OS
PORQUINHOS SE ALIMENTAM MUITO BEM, COMENDO FRUTAS.
VAMOS CONTAR E COLORIR AS FRUTAS QUE OS
TRÊS PORQUINHOS GOSTAM DE COMER:
SEXTA – FEIRA: LÍNGUA PORTUGUESA
1- ESCREVA AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO EM SEU
CADERNO COMPLETANDO COM “X” OU “CH”
2- ESCREVA, UTILIZANDO LETRA CURSIVA, AS FRASES
ABAIXO:
A)
MICHELE
COLOCOU MUITOS CHOCOLATES NA MOCHILA.
Michele
colocou muitos chocolates na mochila.
B)
A PANELA
ESTAVA CHEIA DE CHUCHU E ROCHELE FICOU CHATEADA.
A panela
estava cheia de chuchu e Rochele ficou chateada.
C)
CHAMEI MINHA
PRIMA PARA JOGAR XADREZ E TOMAR UMA XÍCARA DE CHÁ.
Chamei minha
prima para jogar xadrez e tomar uma xícara de chá.
3- AGORA ESCREVA AS PALAVRAS DAS ATIVIDADES 1 E 2
QUE SE ESCREVEM COM:
CH
|
X
|
ATIVIDADE ADAPTADA
ASSISTA AOS VÍDEOS:
COPIE A
PALAVRA E DECORE A XÍCARA USANDO AS CORES AZUL, AMARELO E VERMELHO. PODE SER
COM LÁPIS DE COR, TINTA OU PEDAÇOS DE PAPÉIS COLADOS!
___________________________________________________
A PRIMEIRA LETRA É ____
A ÚLTIMA LETRA É ____
Nenhum comentário:
Postar um comentário