|
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR – EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO
Semana de 08 à 12 de fevereiro de 2020.
|
|
UNIDADE
ESCOLAR: E.M. “SANTA EDWIGES”
|
PROFESSOR(A): MARLENE CRISTINA COSTA
GONZAGA E DELITA MATOS DA SILVA ARAUJO.
|
SALA de referência: 1ª FASE (Crianças pequenas de 4 anos a 4
anos e 11 meses)
|
PROPOSTA DO PROFESSOR
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA
|
ATIVIDADE/PROPOSTA
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA
|
ESPAÇO
|
MATERIAL
|
OLHAR
ATENTO
(O
que observar?)
|
REGISTRO
(Como registrar esse momento?)
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ACOLHIDA:
- VÍDEO INÍCIO DAS AULAS;
clique no link:
https://www.youtube.com/watch?v=9mB6ejjkNBQ&feature=youtu.be
-
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA
PROFESSORA E AMIGOS;
.
|
(EI03EF01)
Expressar
ideias,
desejos e
sentimentos
sobre suas
vivências, por
meio da
linguagem oral e
escrita (escrita espontânea),
de fotos,
desenhos e
outras formas de
expressão.
(EI03EO04)
Comunicar suas
ideias e
sentimentos a
pessoas e grupos
diversos.
|
Assistir ao Vídeo da
professora se aprensentando: nome;
o que mais gosta de fazer, o
que espera para esse ano, etc.
- Com a ajuda da sua famlia, faça um video
falando seu nome, o que mais gosta de fazer, seu brinquedo favorito. Se
preferir, pode optar por mandar uma foto e a família escreve o que a criança
gostaria de dizer e
Assim vamos nos conhecendo!
|
De
preferência em casa.
|
Celular, tablet ou
Computador.
|
Observe
como reage enquanto assiste aos vídeos da professora e colegas assim que
forem postando no grupo.
Estimule
a fala, o autoconhecimento, as preferências e como a criança as expressas.
|
Por
meio de um vídeo, ou uma foto com texto em que algum familiar atue como o
escriba, anotando o que a criança falar.
|
ATIVIDADE PERMANENTE
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA BARRACA
Quem sou eu?
Ana Maria Machado
https://www.youtube.com/watch?v=-2V5WjJd4FA&feature=youtu.be
Para
as famílias que
não tiverem acesso online ao video, a escola irá selecionar um livro de seu
acervo, para empréstimo.
|
(EI03EF08)
Selecionar
livros
e textos de gêneros
conhecidos para
a leitura de um
adulto e/ou
para sua
própria leitura
(partindo de seu
repertório
sobre
esses textos,
como
a recuperação
pela
memória, pela
leitura das
ilustrações etc.).
|
É
importante separar na rotina de casa um horário para a contação de história.
Procure criar um certo suspense antes do início da história.
Após assitir a leitura da história, pergunte
à criança o que ela mais gostou.
Assita quantas vezes quiser. Veja se ela
consegue recontar a história.
|
Procure
um lugar tranquilo para este momento especial! Pode ser o quarto ou o lugar
da casa favorito!
Se
for possível você poderá construir uma cabaninha com lençol, colocar algumas
almofadas, bonecas e bichinhos. Aproveite o momento para interagir e se divertir
junto com seu(sua) filho(a).
-
desenhar com o material que tiver disponível em casa, o que mais gostou,
tirar foto e enviar no grupo.
|
Celular , tablet ou
Computador
para assitir a historia.
Material
para desenhar: o que tiver disponível em casa. Neste momento é comum que as
crianças ainda não consigam desenhar de forma convencional. Qualquer rabisco,
garatujas, devem ser valorizadas!
|
Observe
se seu filho(a) demonstra interesse e atenção ao ouvir a leitura da história.
Observe
como a criança segura o lápis, caneta, se desenha com rabiscos, círculos, se
tem formas desordenadas. Valorize cada criação!
|
Por
meio de fotos (celular), registre esse momento precioso e não esqueça de
repetir sempre que for possível, o futuro leitor agradecerá seu empenho;
Caso
não tenha como tirar foto ou gravar, faça um registro escrito do interesse e
atenção de seu(sua) filho(a) ao ouvir a história. Esse registro será
fundamental para que eu possa planejar as próximas ações.
|
|
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR – EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO
Semana de 08 à 12 de fevereiro de 2020.
|
|
UNIDADE
ESCOLAR: E.M. “SANTA EDWIGES”
|
PROFESSOR(A): MARLENE CRISTINA COSTA GONZAGA E
DELITA MATOS DA SILVA ARAUJO.
|
SALA de referência: 1ª FASE (Crianças pequenas de 4 anos a 4
anos e 11 meses)
|
PROPOSTA DO PROFESSOR
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA
|
ATIVIDADE/PROPOSTA
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA
|
ESPAÇO
|
MATERIAL
|
OLHAR
ATENTO
(O
que observar?)
|
REGISTRO
(Como registrar esse momento?)
|
Meu nome!
Veja como podem
ser os desenhos das crianças pequenas
(devemos valorizar todos, porque estamos em processo de aprendizagem)
|
(EI03TS02)
Expressar-se
livremente por
meio de
desenho, pintura, colagem,
dobradura e
escultura,
criando
produções
bidimensionais
e tridimensionais.
|
Você
já sabe falar seu nome, mas você ja viu como se escreve? Peça para que alguém
escrever para você com letras de forma MAIÚSCULA, por exemplo:
JOAQUIM .
Desenhe
você, do jeito que você quiser, abaixo do seu nome.
|
De
preferência em casa
|
.materiais disponiveis em
casa, como caderno, folha, lapis, canetas, etc...
|
Observe
o interesse da criança em saber como
se escreve seu nome.
Pode
surgir a curiosidade em como se escreve o nome de familiares e de objetos,
aproveite esse momento para ampliar o conhecimento da criança e instigar seu
desejo pela aprendizagem.
|
Tire
uma foto da criança segurando a tarefa e envie no grupo.
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.