| 
   
  
    
    
    
   | 
   
  PLANO SEMANAL DO PROFESSOR – EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO  
  Semana de  08 à 12 de fevereiro de 2020. 
   | 
  
     
   | 
 
 
  | 
   UNIDADE
  ESCOLAR: E.M. “SANTA EDWIGES” 
   | 
 
 
  | 
     PROFESSOR(A):                       MARLENE CRISTINA COSTA
  GONZAGA     E  DELITA MATOS DA SILVA ARAUJO.                                                                                                                             
                               
   | 
 
 
  | 
     SALA de referência:  1ª FASE (Crianças pequenas de 4 anos a 4
  anos e 11 meses)   
   | 
 
 
  | 
   PROPOSTA DO PROFESSOR 
   | 
  
   DESCRIÇÃO
  DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA 
   | 
 
 
  | 
   ATIVIDADE/PROPOSTA 
   | 
  
   OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
  DESENVOLVIMENTO 
   | 
  
   DESCRIÇÃO
  DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA 
   | 
  
   ESPAÇO 
   | 
  
           MATERIAL 
   | 
  
   OLHAR
  ATENTO 
  (O
  que observar?) 
   | 
  
   REGISTRO 
  (Como registrar esse momento?) 
   | 
 
 
  | 
     
  SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
    
          ACOLHIDA: 
   - VÍDEO INÍCIO DAS AULAS; 
  clique no link: 
    https://www.youtube.com/watch?v=9mB6ejjkNBQ&feature=youtu.be
   
    
   -
  VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA  
   PROFESSORA E AMIGOS;  
    
    
    
    
    
    
    
  . 
    
    
   | 
  
     
  (EI03EF01)  
  Expressar
  ideias, 
   desejos e  
  sentimentos  
  sobre suas 
   vivências, por  
  meio da 
   linguagem oral e 
   escrita (escrita espontânea),  
  de fotos,  
  desenhos e 
   outras formas de 
   expressão. 
    
  (EI03EO04)  
  Comunicar suas 
   ideias e 
   sentimentos a 
   pessoas e grupos 
   diversos. 
    
    
   | 
  
     
   Assistir ao Vídeo da
  professora se aprensentando: nome; 
   o que mais gosta de fazer, o
  que espera para esse ano, etc. 
    -  Com a ajuda da sua famlia, faça um video
  falando seu nome, o que mais gosta de fazer, seu brinquedo favorito. Se
  preferir, pode optar por mandar uma foto e a família escreve o que a criança
  gostaria de dizer e  
  Assim vamos nos conhecendo!  
    
   | 
  
     
  De
  preferência em casa. 
   | 
  
     
    
  Celular, tablet ou  
  Computador.  
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
   | 
  
     
  Observe
  como reage enquanto assiste aos vídeos da professora e colegas assim que
  forem postando no grupo.  
  Estimule
  a fala, o autoconhecimento, as preferências e como a criança as expressas.  
   | 
  
     
  Por
  meio de um vídeo, ou uma foto com texto em que algum familiar atue como o
  escriba, anotando o que a criança falar.   
    
    
   | 
 
 
  | 
     
  ATIVIDADE PERMANENTE 
  CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA BARRACA 
    
  Quem sou eu? 
  Ana Maria Machado 
    
    
  https://www.youtube.com/watch?v=-2V5WjJd4FA&feature=youtu.be  
    
    
  Para
  as famílias que
  não tiverem acesso online ao video, a escola irá selecionar um livro de seu
  acervo, para empréstimo. 
    
   | 
  
     
    
  (EI03EF08)  
  Selecionar
  livros 
   e textos de gêneros 
   conhecidos para 
   a leitura de um  
  adulto e/ou
  para sua 
   própria leitura 
   (partindo de seu  
  repertório
  sobre  
  esses textos,
  como  
  a recuperação
  pela 
   memória, pela 
   leitura das 
   ilustrações etc.). 
    
   | 
  
     
    
    
    
    
  É
  importante separar na rotina de casa um horário para a contação de história.
  Procure criar um certo suspense antes do início da história. 
   Após assitir a leitura da história, pergunte
  à criança o que ela mais gostou.  
   Assita quantas vezes quiser. Veja se ela
  consegue recontar a história.  
   | 
  
     
    
    
  Procure
  um lugar tranquilo para este momento especial! Pode ser o quarto ou o lugar
  da casa favorito!  
  Se
  for possível você poderá construir uma cabaninha com lençol, colocar algumas
  almofadas, bonecas e bichinhos. Aproveite o momento para interagir e se divertir
  junto com seu(sua) filho(a). 
    
  -
  desenhar com o material que tiver disponível em casa, o que mais gostou,
  tirar foto e enviar no grupo.  
   | 
  
     
    
    
    
    
  Celular , tablet ou  
  Computador
  para assitir a historia. 
    
  Material
  para desenhar: o que tiver disponível em casa. Neste momento é comum que as
  crianças ainda não consigam desenhar de forma convencional. Qualquer rabisco,
  garatujas, devem ser valorizadas!  
   | 
  
     
  Observe
  se seu filho(a) demonstra interesse e atenção ao ouvir a leitura da história. 
    
  Observe
  como a criança segura o lápis, caneta, se desenha com rabiscos, círculos, se
  tem formas desordenadas. Valorize cada criação!  
   | 
  
     
  Por
  meio de fotos (celular), registre esse momento precioso e não esqueça de
  repetir sempre que for possível, o futuro leitor agradecerá seu empenho; 
    
  Caso
  não tenha como tirar foto ou gravar, faça um registro escrito do interesse e
  atenção de seu(sua) filho(a) ao ouvir a história. Esse registro será
  fundamental para que eu possa planejar as próximas ações. 
    
   | 
 
 
  | 
     
    
    
   | 
  
   PLANO SEMANAL DO PROFESSOR – EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO  
  Semana de  08 à 12 de fevereiro de 2020. 
   | 
  
     
   | 
 
 
  | 
   UNIDADE
  ESCOLAR:  E.M. “SANTA EDWIGES” 
   | 
 
 
  | 
     PROFESSOR(A):           MARLENE CRISTINA COSTA GONZAGA        E 
  DELITA MATOS DA SILVA ARAUJO.                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                                
   | 
 
 
  | 
     SALA de referência:  1ª FASE (Crianças pequenas de 4 anos a 4
  anos e 11 meses)   
   | 
 
 
  | 
   PROPOSTA DO PROFESSOR 
   | 
  
   DESCRIÇÃO
  DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA 
   | 
 
 
  | 
   ATIVIDADE/PROPOSTA 
   | 
  
   OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
  DESENVOLVIMENTO 
   | 
  
   DESCRIÇÃO
  DA ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA 
   | 
  
   ESPAÇO 
   | 
  
           MATERIAL 
   | 
  
   OLHAR
  ATENTO 
  (O
  que observar?) 
   | 
  
   REGISTRO 
  (Como registrar esse momento?) 
   | 
 
 
  | 
   Meu nome!  
    
  Veja como podem
  ser  os desenhos das crianças pequenas
  (devemos valorizar todos, porque estamos em processo de aprendizagem) 
    
    
   | 
  
     
  (EI03TS02) 
   Expressar-se 
   livremente por  
  meio de
  desenho, pintura, colagem,  
  dobradura e 
   escultura, 
   criando 
   produções  
  bidimensionais
  e tridimensionais. 
    
   | 
  
     
  Você
  já sabe falar seu nome, mas você ja viu como se escreve? Peça para que alguém
  escrever para você com letras de forma MAIÚSCULA, por exemplo: 
           JOAQUIM . 
  Desenhe
  você, do jeito que você quiser, abaixo do seu nome. 
    
   | 
  
     
  De
  preferência em casa 
   | 
  
     
    
  .materiais disponiveis em
  casa, como caderno, folha, lapis, canetas, etc...  
   | 
  
     
    
  Observe
  o  interesse da criança em saber como
  se escreve seu nome.  
  Pode
  surgir a curiosidade em como se escreve o nome de familiares e de objetos,
  aproveite esse momento para ampliar o conhecimento da criança e instigar seu
  desejo pela aprendizagem. 
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
   | 
  
     
  Tire
  uma foto da criança segurando a tarefa e envie no grupo. 
    
    
   | 
 
 
  | 
     
    
   | 
  
     
    
   | 
  
     
    
    
   | 
  
     
    
   | 
  
     
    
    
   | 
  
     
    
   | 
  
     
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
   | 
 
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.