Aula para o dia 17 de Junho de 2020
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TEMA GERADOR- BRINCAR
LÍNGUA PORTUGUESA – Sequência Didática: BRINCAR( AULA 3 )
Interpretação textual
Volte ao poema “MEUS OITO
ANOS”de Casimiro de Abreu para responder as questões abaixo:
1) Qual é o assunto principal desse
poema?
(A)
As carícias de mãe.
(B)
As mágoas da infância.
(C)
As belezas da natureza.
(D)
As saudades da infância.
2) A voz que se expressa no poema é de um
/ uma:
(A)
narrador em 1ª pessoa.
(B)
narrador em 3ª pessoa.
3) O poema “Meus
oito anos” de Casimiro de Abreu tem a finalidade
de:
(A)
expor uma opinião sobre a infância.
(B)
descrever as brincadeiras de infância.
(C)
expressar sentimentos saudosistas da infância.
(D)
noticiar sobre acontecimentos tristes da infância.
4)
Nesse verso do poema “ Da aurora da
minha vida,” o poeta se refere :
(A)
ao término da vida, sua quase morte.
(B)
ao início da sua vida, seu nascimento.
(C)
a sua infância.
(D)
a sua adolescência .
5) Ao ler o poema,
qual a imagem você tem da infância vivida pelo poeta?
(A)
uma infância de solidão e brincadeiras solitárias.
(B)
uma infância com liberdade para brincar, correre viver aventuras pelos
arredores de sua moradia.
(C)
uma infância sem receber atenção dos familiares e cheia de riscos .
(D)
uma infância perigosa e sem a preocupação com a formação religiosa.
6) Leia os versos
dessas estrofes para responder:
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito, De camisa aberta ao peito, – Pés descalços, braços nus – Correndo pelas campinas À roda das cachoeiras, Atrás das asas ligeiras Das borboletas azuis !
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava à beira do mar; Rezava às Ave-Marias, Achava o céu sempre lindo, Adormecia sorrindo, E despertava a cantar
Quais são os
elementos da natureza presentes nessas duas estrofes?
|
7) Que tal representar com um
bonito desenho, esse lugar que traz
tantas memórias saudosistas para o poeta? Capriche.
|
Matemática
Analise o desenho
abaixo e depois crie seu desenho simétrico
·
Veja esse bonito trabalho de criação na malha
quadriculada.
Use a sua imaginação
e criatividade.
Pinte bem colorido.
|
|
·
Agora é sua vez de criar um desenho
simétrico. Capriche!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário